Minha sacola
Sacola Vazia
31/01/2022

Saiba o que é Diabetes Insípidos

Quando falamos em diabetes insípidos logo pensamos em algo com relação a glicose no sangue. Entretanto, não há relação entre elas. Na verdade, a diabetes insípidos tem a ver com o aumento na quantidade de urina eliminada. A doença é rara e muitas vezes é diagnosticada como diabetes tipo 1 ou 2. Dessa forma, fique ligado no post de hoje e conheça um pouco mais sobre a Diabetes Insípidos.

diabetes insípidos caracteriza-se por dois fatores: deficiência do hormônio da vasopressina (hormônio antidiurético) ou dificuldade dos túbulos renais de receber mecanismos dela. Com isso, os fluídos que o organismo recebe passam direto pelos rins, não sendo filtrados e serão totalmente eliminados na urina.

No primeiro caso, a doença é chamada de diabetes insípidos central e a segunda de diabetes insípidos renal ou nefrogênica. A central tem como principais causas anormalidades no eixo hipotálamo-hipófise, devido a lesões cirúrgicas acidentais, problemas no sistema nervoso central e causas genéticas. Já a renal tem causas como alterações genéticas dos receptores dos túbulos renais, alterações no cálcio no sangue e Síndrome de Sjögren.

Os sintomas da diabetes insípidos em geral são sede excessiva, desidratação, fadiga, perda de peso e dor de cabeça. Como os sintomas se assemelham ao da diabetes tipo I e II, o teste de restrição hídrica seguido da administração subcutânea de desimpressiona. O tratamento para diabetes insípidos do tipo central é feito a partir de hormônio antidiurético sintético, enquanto o renal por meio da suspensão do lítio ou correção dos distúrbios de potássio.

É preciso que os pacientes que têm diabetes insípidos, procure sempre orientação médica para encarar a vida da melhor forma. Afinal, não se deve deixar que a doença interfira na forma de viver do indivíduo.