Minha sacola
Sacola Vazia
31/01/2022

Saiba como funciona a diabetes em cachorros

A diabetes é uma doença que atinge 8,9% da população brasileira, segundo uma pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em 2016. É um número bastante expressivo, demonstrando a importância de se investir em conhecimento sobre a doença.

Além disso, outro grupo também apresenta essa condição, que muitas vezes, passa despercebido pelas pessoas: os cachorros. Hoje, a medicina veterinária tem se aprofundado no tema, porém muitos donos de pets não sabem identificar a doença, não tratando adequadamente o cão. Por isso, é importante saber mais sobre para cuidar do seu cãozinho da forma correta.

A diabetes se manifesta basicamente da mesma fora que nos humanos. O pâncreas não produz insulina da forma adequada, e o organismo do cachorro não gera energia a partir da alimentação.

Com isso, a glicose se mantém no sangue e o animal tem aumento de apetite e sede, porém, emagrece, fica cansado e urina com maior frequência. Em casos mais avançados, o animal perde a visão e desenvolve doenças cardíacas.

As raças mais propícias a terem a diabetes são poodle, dachshund, schnauzer, beagle, golden retriever, labrador, spitz e samoieda. Além disso, fêmeas que possuem problemas hormonais também têm mais chances de desenvolver a diabetes.

Causa

Devido ao avanço da medicina veterinária nas últimas décadas, os cães de hoje vivem por mais tempo e ficam mais tempo em casa pela falta de tempo de seus donos. Dessa forma, as causas mais comuns da diabetes são justamente essas: a idade avançada e o sedentarismo. Outras causas também são apontadas como questões genéticas, obesidade e má alimentação. Entretanto, não há uma razão exata para o surgimento da diabetes.

Tratamento

Assim que o cachorro é diagnosticado por um médico veterinário, o profissional irá indicar quantidade e como deve-se aplicar as injeções de insulina. Além disso, é preciso manter um acompanhamento mensal para controlar a diabetes.

Prevenção

Não existe uma fórmula que impeça a diabetes de se desenvolver. Entretanto, há medidas que podem ajudar a preveni-la, como alimentação apropriada para cães e exercícios físicos.