Quem tem diabetes pode trabalhar?
Uma das dúvidas mais recorrentes entre diabéticos é se quem tem diabetes pode trabalhar. Essa disfunção é uma doença que ao ser controlada, não oferece transtorno ao paciente. Entretanto, quando se está no ambiente de trabalho turbulento muitas vezes os cuidados com a doença é deixado de lado por quem a tem. Esse descontrole pode causar mal-estar e até riscos de acidentes no trabalho, revelando assim, a necessidade de se trazer à tona a discussão sobre diabetes no trabalho.
Entrevista
Quando o paciente com diabetes realiza entrevistas de trabalho, fica na dúvida sobre contar ou não sobre a doença. Procure sempre informar sim o recrutador sobre sua condição. Isso porque caso ela não seja informada, pode além de dizer muito sobre o candidato no momento da escolha, como causar mal-estar entre colegas e chefe ao ocorrer emergências.
Dicas para diabetes no trabalho
Dessa forma, separamos algumas dicas estratégicas para você aplicar no seu dia a dia no trabalho, a fim de evitar grandes problemas e desconfortos no ambiente.
Informe seus colegas sobre sua doença e como deve-se agir quando há hipoglicemia, por exemplo lhe dar algum alimento doce para melhorar.
Nunca deixe de carregar consigo itens indispensáveis para quem tem diabetes. Tenha sempre por perto seu aparelho de medir glicemia para realizar o controle da mesma. Caso esteja elevada, aplique insulina ou se estiver baixa, ingira alimentos com carboidratos de rápida absorção.
Alimentar-se é fundamental para quem tem diabetes. Não deixe de comer por muitas horas para não alterar a taxa de glicemia no sangue. Sempre tenha em mãos alimentos com carboidratos leves, como frutas e lanches naturais.
Outra estratégia interessante no período de trabalho é estabelecer horários para controlar a diabetes. Crie essa rotina incluindo também horário para comer e almoçar e informe seu superior, caso necessário.