Quem tem diabetes pode tomar caldo de cana?
Quer saber de uma vez por todas se quem tem diabetes pode tomar caldo de cana? Neste conteúdo a Diabetes Farma te explica todos os detalhes sobre este tipo de bebida e se ele pode, ou não, ser consumido por quem tem a doença.
Tipos de diabetes
Antes de entender se quem tem diabetes pode tomar caldo de cana é preciso saber mais sobre os tipos da doença. A diabetes tipo 1 e tipo 2 possuem diferenças e semelhanças, como percebido anteriormente. Enquanto o tipo 1, geralmente, é identificado na infância ou adolescência, a diabetes tipo 2 é vista mais vezes em adultos. Além disso, o primeiro tipo é considerado autoimune e o segundo, está ligado a vida sedentária e de maus hábitos alimentares. Já entre as semelhanças, ambas podem causar problemas futuros se não for devidamente controlada, dentre eles cegueira, insuficiência renal, doenças cardíacas, AVC e amputação de pés e pernas.
Afinal, diabético pode tomar caldo de cana?
A resposta é sim. Mas, o diabético precisa seguir à risca as recomendações médicas em relação à sua dieta. Quando se fala do caldo de cana, é importante ter em mente a quantidade de açúcar que se tem neste tipo de bebida.
Os alimentos com quantidades significativas de açúcar, como o caldo de cana, devem ser evitados por aqueles que sofrem com a diabetes e serem consumidos, com bastante cuidado, em ocasiões especiais.
É sempre importante consultar o médico ou nutricionista para ver qual o tipo de diabetes, o nível da doença no corpo e como alguns alimentos podem se comportar no organismo, afinal, cada caso é um caso.
Outro detalhe importante é que essa bebida, por conter bastante teor açucarado, não deve ser consumida acompanhada de outros alimentos. Por isso, a conversa com um nutricionista é imprescindível, para saber exatamente qual prato pode acompanhar a garapa. Na maioria das vezes, quem tem diabetes pode tomar caldo de cana sem nenhum adicional.
Saiba mais sobre a garapa
Quem deseja saber se quem tem diabetes pode tomar caldo de cana, deve saber que esta bebida é popularmente conhecida como garapa. Líquido extraído diretamente da cana-de-açúcar por meio de um simples processo de moagem.
A bebida contém açúcares como a sacarose, frutose e glicose em sua composição, por isso o diabético precisa consumir caldo de cana com moderação. É importante reforçar o fato de que é preciso preocupar-se com a quantidade ingerida da bebida. Nada de exageros e excessos, principalmente para quem tem diabetes.
Embora os padrões internacionais tolerem que 10% dos carboidratos ingeridos correspondam à sacarose, se não houver controle ou compensação, a ingestão desse tipo de açúcar poderá resultar na elevação dos níveis de glicose e no desenvolvimento de uma crise.
Confira mais dicas sobre o que o diabético pode fazer
Aqui, no blog da Diabetes Farma, além de descobrir se quem tem diabetes pode tomar caldo de cana, você também encontra conteúdos exclusivos sobre o que o diabético pode comer, beber ou fazer. Além do mais, você aproveita e conhece os produtos que esta farmácia especializada em produtos e medicamentos para diabéticos pode te oferecer. Clique aqui e confira nosso blog.