O que é pé diabético?
Sua dúvida é sobre o que é pé diabético? Neste conteúdo, vamos explicar sobre esta consequência da diabetes. Vamos lá?
Primeiramente, é importante compreender que o pé diabético é uma das principais complicações da doença, que acontece, geralmente, quando a pessoa já está diagnosticada com neuropatia diabética e, por isto, não sente o aparecimento de feridas, úlceras e outras lesões nos pés.
Por conta da doença, essas feridas demoram mais tempo para realizar o processo de cicatrização e podem causar infecções recorrentes.
Quando esta complicação acontece?
Quem busca entender o que é pé diabético, também quer saber quando este estágio da doença pode acontecer.
O pé diabético é o tipo de complicação mais comum quando os níveis de açúcar no sangue estão muito descontrolados e, por isso, uma das melhores formas de evitar o seu surgimento é fazendo o tratamento adequado da diabetes.
É por este motivo que um médico sempre deve ser consultado quando algo estranho começa a acontecer nestas regiões, pois podem ter a ver com falta de circulação do sangue e, se não buscar ajuda o quanto antes, os sintomas podem evoluir.
Outro detalhe importante é que para evitar o aparecimento de pé diabético, recomenda-se fazer o check-up regular dos pés, que pode ser feito diariamente em casa, mas que também deve ser feito por um médico no consultório.
Quais os sintomas?
Ao procurar sobre o que é pé diabético, é importante saber sobre os sintomas que incluem aparecimento de feridas que não doem e que demoram para cicatrizar, mas também vêm acompanhado de:
-
Dor ou formigamento constante;
-
Perda de sensibilidade no pé;
-
Inchaço do pé;
-
Cheiro fétido no pé;
-
Pele mais grossa no pé;
-
Saída de pus pelas feridas;
-
Alterações da temperatura da pele do pé.
O que fazer?
Se você perceber a presença de qualquer um destes sintomas é importante consultar o médico de confiança e fazer uma avaliação detalhada para que seja identificado o risco de pé diabético, iniciando o tratamento adequado.
Como o diagnóstico de pé diabético é feito?
O diagnóstico do pé diabético é feito pelo clínico geral ou endocrinologista ou cirurgião vascular e, normalmente, é baseado nos sinais e sintomas apresentados.
No entanto, o médico pode utilizar instrumentos clínicos ou pedir outros exames para confirmar o diagnóstico.
Os pacientes com maiores riscos de desenvolverem o pé diabético são aqueles diagnóstico com a doença há mais de 10 anos; aqueles que possuem neuropatia diabética, histórico de úlceras ou amputação de membro inferior ou alterações nas unhas dos pés.
Este tipo de complicação também é mais comum em homens e em pessoas que não fazem o tratamento adequado da diabetes ou que não procuram um médico regularmente para avaliação.
Existe tratamento?
Se você busca entender o que é pé diabético, certamente deseja saber se há tratamento para isto, não é mesmo?
Pois bem, é interessante atentar-se para o fato de que tudo depende do estágio em que se encontra o paciente. Por exemplo, o tratamento é feito de acordo com os sinais e sintomas apresentados, além da classificação das lesões do pé diabético e isto pode estar relacionado com o uso de antibióticos, pomadas antimicrobianas no local afetado, novas alterações na dieta ou no uso de medicamentos para controlar a diabetes e até mesmo na realização de curativo diário da ferida. Tudo sempre orientado pelo médico.
Em situações mais graves, pode ser necessário fazer cirurgia para retirar a região afetada da pele e favorecer a cicatrização.
Ainda tem dúvidas sobre o que é pé diabético?
Não tenha dúvidas sobre este assunto, procure imediatamente seu médico caso alguns sintomas comecem a aparecer e não deixe para depois, pois as complicações podem ser piores.
Diabetes é coisa séria e precisa ser cuidada da maneira correta e por quem entende do assunto.