Mitos e Verdades sobre o Diabetes
No Blog da Diabetes Farma abordaremos um tema importante que são Mitos e Verdades sobre o Diabetes.
Tanto pessoas que não tem muito contato com a doença como pessoas que tem diabetes a muito tempo possuem muitas dúvidas relacionadas a alimentação, ou a doença e como seguir o tratamento corretamente.
Abaixo separamos alguns mitos e verdades sobre o diabetes para auxiliar a sanar as dúvidas mais comuns sobre esta doença que não precisa representar uma vida de privações, porém devemos sempre ter cuidado com seu avanço.
O diabetes é contagioso ?
Mito: o diabetes não passa de pessoa para pessoa. É preciso acabar com essa discriminação de que o diabético não pode ter emprego, amigos e vida social. O que acontece é que, em especial no tipo 1, há uma propensão genética para se ter a doença e não uma transmissão comum.
Diabetes pode fazer a pessoa emagrecer ?
Verdade: sim, quando não bem controlado o diabetes pode fazer a pessoa emagrecer, pois caso os níveis de glicose estejam altos no sangue é um sinal que o corpo não a está utilizando como fonte de energia.
Logo se nosso corpo está sem energia ocorre perda de peso e nutrientes similar a um jejum. Além disso a desidratação causa perda de peso, pela perda de líquidos, já que o organismo tenta eliminar essa glicose excessiva pela urina.
Porém no caso dos índices de glicose elevada a pessoa mesmo que se alimente não conseguirá aproveitar os nutrientes e energia vindas das refeições consumidas.
A canela ajuda no controle do Diabetes ?
Mito: até o momento não existe nenhum estudo comprovando a eficácia da canela no controle do diabetes, por isso é sempre recomendado que o tratamento convencional seja seguido com o acompanhamento de um médico, afinal se trata de uma doença crônica que caso não seja devidamente cuidada os sintomas podem piorar.
Pessoas com diabetes podem se exercitar ?
Verdade: exercícios são necessários na vida das pessoas com diabetes assim como na vida de qualquer pessoa, os exercícios físicos são parte importante no controle, porém devendo sempre manter os cuidados necessários e seguindo as orientações de seu profissional da saúde.
Posso consumir Mel, Açúcar Mascavo e Caldo de Cana sem problemas mesmo com diabetes ?
Mito: ao contrário do que se acredita popularmente, mesmo sendo açúcares naturais: mel, açúcar mascavo e caldo de cana possuem sacarose, que é considerada a maior vilã das pessoas com diabetes, pois tem um impacto na elevação da glicemia assim como o açúcar comum.
Estar estressado pode afetar o controle do diabetes ?
Verdade: caso a pessoa esteja nervosa ou com alterações emocionais a taxa de glicose pode se elevar, isso pode ocorrer com qualquer pessoa, porém no caso das pessoas com diabetes pode ser mais nocivo ao organismo.
A pessoa que está acima do peso desenvolverá diabetes tipo 2
Mito: além do sobrepeso existem fatores determinantes como a predisposição genética ao desenvolvimento, por isso é errado afirmar que toda pessoa acima do peso desenvolverá diabetes do tipo 2.
Porém não podemos esquecer que estar acima do peso é um fator de risco que pode causar o desenvolvimento da doença naqueles que já possuem a predisposição.
A insulina não causa dependência química ?
Verdade: a insulina não causa dependência, o uso da insulina acontece devido a falta de produção pelo organismo, pela diminuição da sua ação ou por ambos. Ela é fundamental para o bom controle da glicemia.
Pessoas com diabetes podem comer frutas à vontade ?
Mito: Esse é um mito muito difundido, porém o consumo de frutas deve ser controlado, já que elas contêm a frutose que pode descontrolar os índices glicêmicos no organismo.
O ideal é que a quantidade de frutas a ser consumida seja estabelecida pelo seu nutricionista. Vale ressaltar que não existe fruta que não pode ser consumida, todas as frutas podem ser consumidas dentro de um plano alimentar saudável com horários corretos e porções adequadas.
A aplicação de insulina é obrigatória a todas as pessoas com diabetes ?
Mito: A aplicação de insulina deve ser avaliada caso a caso com o médico, vai depender do tipo do diabetes e da necessidade do seu organismo. O importante é manter os níveis de glicose dentro da normalidade. Porém em todos os casos é necessário que haja um acompanhamento médico.