Entenda o que é diabetes gestacional
Algumas mulheres quando engravidam se deparam com uma doença que muitas vezes, desconhecida. A diabetes é mais comum do que se imagina. Ela aparece pela primeira vez durante a gravidez e geralmente, desaparece após o nascimento do neném. Conheça mais sobre a doença no post de hoje e saiba como encarar essa característica.
Consequências da Diabetes
Ter essa condição durante a gravidez é, na maioria das vezes, sem grandes complicações. Entretanto, existe o risco de o excesso de açúcar no sangue atravessar a placenta, chegando ao bebê que pode crescer além do normal. Dessa forma, o neném de grande tamanho pode dificultar um parto normal, aumentando a chance de ser necessário a realização de um parto cesariano.
Além disso, a criança também fica passível a ter hipoglicemia após o parto, e a apresentar problemas respiratórios, já que há o aumento no volume de líquido amniótico. Outra consequência da diabetes mellitus gestacional é a obesidade futura em que a criança pode desenvolver. No entanto, pesquisas sobre o assunto ainda estão sendo feitas.
Tratamento da Diabetes
Para tratar a DMG não há segredo: é preciso controlar a taxa de açúcar no organismo acompanhado de orientação médica adequada. O tratamento pode ser com dieta e atividade física, ou pode ser necessário tratamento farmacológico, que na maioria dos casos é feito com insulina, devido a sua eficácia e segurança.
Dessa forma, o ideal para evitar problemas durante a gravidez é sempre realizar o pré-natal para saber como evitar ou como solucionar doenças como a diabetes mellitus gestacional.