Distúrbios alimentares e diabetes estão mais ligados que você imagina
A diabetes e os distúrbios alimentares possuem maior conexão do que as pessoas sabem. Isso porque é muito comum em quem possui diabetes que precisam controlar o nível de glicose no sangue, desenvolver doenças relacionados à alimentação. São diversos os porquês para tal fato, e é claro, trazem riscos à saúde e até mesmo, podem causar a morte do paciente. Fique ligado no nosso post e saiba mais sobre a diabetes e distúrbios alimentares.
Os transtornos alimentares são muito comuns em diabéticos, seja pela ansiedade em controlar os níveis de glicemia, a fixação por uma alimentação mais saudável e, consequentemente, necessidade acima do normal de controlar o peso corporal, ou até mesmo por alterações mentais.
Distúrbios Alimentares e Diabetes: conheça a Diabulimia
Pouco conhecido ainda, a diabulimia é uma doença que se manifesta em paciente com diabetes e que tem como característica a “omissão intencional da dose de insulina”, segundo o The Diagnostic and Statical Manual of Mental Disorders. Ou seja, a pessoa com diabetes não recebe glicose para evitar o aumento de peso.
A diabulimia também pode ser diagnosticada quando o paciente toma ou injeta insulina necessária, porém, por algum motivo, provoca episódios bulímicos para compensar, e assim, não ganhar peso.
Segundo pesquisas, pacientes jovens e adolescentes e mulheres são os mais vulneráveis a se ter a diabulimia, já que são os grupos mais preocupados com a imagem e estética corporal. Além disso, jovens adultos que têm diabetes tipo 1 tem o dobro de chances de desenvolver transtornos alimentares em comparação a quem não contém a condição.
Tratamentos dos distúrbios alimentares e diabetes
Apesar da gravidade da diabulimia, a doença é passível de tratamento por meio de tratamentos para distúrbios psiquiátricos e psicológicos, além de acompanhamento médico com especialistas em diabetes e distúrbios alimentares.