Minha sacola
Sacola Vazia
31/01/2022

Dieta do jejum intermitente e diabetes: tem relação?

Muito comentada em revistas, a Dieta do Jejum Intermitente vem se popularizando no Brasil. Hoje nós da DiabetesFarma vamos te contar tudo sobre a dieta e como ela pode afetar o diabético.

A dieta do jejum intermitente que se popularizou nos últimos anos por quem busca um corpo mais enxuto, pode não ser uma aliada da diabetes. Isso porque uma nova pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo, descobriu que esse tipo de programa aumenta o risco dos seres humanos de desenvolver diabetes.

O estudo feito com ratos adultos ao longo de 3 meses apontou que devido à restrição alimentar caracterizada pelo tipo 5:2 (jejum por dois dias não consecutivos da semana com consumo de 500-600 calorias), o pâncreas tem a produção de insulina prejudicada e assim, pode influenciar no desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Apesar da dieta do jejum intermitente seja comprovadamente eficaz para perda de peso, esse é o primeiro estudo que demonstra efeitos entre o programa e a diabetes.

O que é dieta do Jejum intermitente?

Essa estratégia nutricional consiste na ingestão de alimentos ou jejum por períodos alternados, a fim de melhorar questões físicas corporais ou da saúde. Apesar de estar na moda, essa prática já é realizada há anos, uma vez que faz parte da sobrevivência do homem em longos períodos sem alimento.

dieta do jejum intermitente possui métodos diferentes, variado de acordo com as horas e dias no qual será aplicado. Geralmente, a prática é feita entre 8 a 24 horas de restrição alimentar total, com refeições intercaladas durante o período. Entretanto, cada organismo reage de uma forma diferente para cada tipo de dieta, portanto, procure auxílio médico.

Benefícios do jejum

Apesar do estudo comprovado sobre os malefícios para a diabetes, a dieta do jejum intermitente pode trazer benefícios reais para a saúde, segundo pesquisadores da Universidade de Surrey e publicada no British Journal of Nutrition. O estudo feito durante 2 meses com a participação 27 pessoas com excesso de peso, apontou que o grupo perdeu pelo menos 5% de peso e diminui em 9% os índices da pressão arterial.

 

Ficou com alguma dúvida? Fale com alguém da nossa equipe!