Diabetes tem cura?
A diabetes é uma doença que tem crescido nos últimos anos e com elas, novas dúvidas surgem. Entre elas, uma que todo médico ouve: diabetes tem cura? Essa questão precisa ser esclarecida, uma vez que a forma na qual a doença será tratada, é fundamental para se levar uma vida saudável e tranquila. É por isso que o conteúdo de hoje vem então responder, afinal, diabetes tem cura?
Inicialmente, é preciso lembrar o que é diabetes. A doença é caracterizada por uma síndrome metabólica de origem múltipla, na qual não há insulina e/ou há menor quantidade necessária para as células humanas. Com isso, há o aumento da glicose (açúcar) no sangue causando uma série de consequências em casos de não controle.
Pela visão da medicina até o momento, a diabetes não tem cura, sendo somente passível a tratamento como forma de controle. Com remédios ou hábitos saudáveis, é possível monitorar os níveis de glicose no sangue e assim, ter uma vida sem grandes problemas. O que muita gente confunde na verdade, é quando a doença se manifesta do tipo 2, causada por inúmeros fatores, como por exemplo, a obesidade. Dessa forma, pacientes que emagrecem muito e tem seus níveis de açúcar controlados, acreditam estar curados.
Além disso, os efeitos do período em que os níveis de glicose estavam altos, ainda se manifestam por um tempo no corpo humano. Esse fenômeno é chamado de memória metabólica do organismo e precisa da atenção do paciente, por meio de exames de rotina anuais como fundo de olho para avaliar a retina, microalbuminúria para avaliar o rim, controle da pressão e colesterol.
Diabetes e a cura: estudos da área
Por último, um novo estudo tem sido considerado de grande avanço para a diabetes e pode ser um grande passo para a cura da diabetes, é o do Centro Andaluz de Biologia Molecular e Medicina Regenerativa, em Sevilha (Espanha). Publicado na "Nature Communications", a pesquisa tem como base o desenvolvimento de uma droga que impede que o sistema imune ataque as células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina. É justamente a falta dessa insulina que ocasiona o aumento de açúcar no sangue e assim, leva a chamada diabetes. O estudo ainda está em fase experimental em animais, porém, já é um grande avanço para encontrar por fim, a cura da diabetes.
Agora que você já entendeu que a diabetes não tem cura, também não deve ficar preocupado quanto a doença. Isso porque ela possui tratamento e com os medicamentos e ações corretas, é possível viver tranquilamente com a diabetes.