Minha sacola
Sacola Vazia
31/01/2022

Diabetes na gravidez: dicas para ter uma gestação saudável

O período de gravidez para uma mãe é um momento de dúvidas e anseios. Para as mamães portadoras de diabetes, a incerteza sobre o período é maior ainda. Portanto, é fundamental que se tenha conhecimento sobre o assunto para que as medidas corretas sejam feitas a fim de ter o neném de forma tranquila e sem incidentes pelo caminho. Fique ligada nas nossas dicas para aproveitar ao máximo a gravidez sem se preocupar.

Planejamento da gravidez

O ideal entre as mulheres portadoras de diabetes é que se haja um planejamento antecipado da gravidez. Isso colabora para que haja o controle já no pré-parto da glicose e a hemoglobina glicada dentro dos parâmetros da normalidade, diminuindo o risco de bebês com malformações, comuns nas primeiras semanas de desenvolvimento do feto. 

Entretanto, não há motivos para pânico. O risco de problemas na gravidez é baixo, a não ser que o diabetes esteja descontrolado.

Psicológico na gravidez

psicólogo na gravidez

O fator psicológico da gestante é importante durante a gravidez, devido ao medo e a ansiedade que interferem no controle da taxa de glicemia no sangue. Portanto, é preciso relaxar, e absorver os melhores momentos desse período. Caso seja necessário, procure ajuda de um psicólogo(a).

Glicemia da grávida

grávida diabetes

Grávidas que tem diabetes e usam medicação via oral devem consultar o médico para serem orientadas sobre a melhor forma de tratamento nesse período. Geralmente é recomendado aplicar a insulina para controlar a glicemia durante a gravidez, uma vez que existem poucos estudos que comprovem a segurança dos antidiabéticos orais.

Acompanhamento da gravidez

pre natal

Assim como uma gravidez normal, as mamães portadoras de diabetes devem também procurar acompanhamento médico apropriado. O ideal é consultar um endocrinologista que recomende um obstetra ou vice-versa. Ambos em parceria, formam uma equipe importante para o bem da paciente e do neném.

Peso na gestação

obesidade gravida

grávida com diabetes precisa estar atenta ao índice de glicose no sangue. Caso esteja em excesso, há a chance da insulina passar pela placenta e chegar ao sangue do feto. Isso faz com que o neném produza mais insulina e consequentemente, ganhe peso excessivo. 

Alimentação durante a gravidez

alimentação grávida

Um bom cardápio alimentar é fundamental para ter uma gravidez saudável tanto para a mãe, quanto para a criança. Para isso, é preciso consultar um nutricionista afim de montar as refeições diárias de acordo com as necessidades exigidas. 
Recomenda-se o consumo de fibras como cereais integrais, grãos, verduras e legumes, a fim de estabilizar os níveis de glicose. Além disso, o exercício físico também é um grande aliado durante esse processo. 

Parto da gestação

parto

A gestante portadora de diabetes deve ter acompanhamento médico ao longo de todo a gravidez. Junto com esse profissional, é possível escolher o melhor tipo de parto de acordo com cada caso. 
Tanto cesárea, quanto normal podem ser realizados, salvo em alguns casos. Toda a avaliação para a escolha do parto deve ser feito pelo obstetra e equipe médica.

 

Fica claro portanto, que uma mulher com diabetes possui total capacidade de ter uma gravidez completa e saudável, sem que haja problemas para a gestante ou para o feto. E aí, tirou suas dúvidas? Fique ligado nos próximos conteúdos e curta nossas fan pages!