Minha sacola
Sacola Vazia
31/01/2022

Diabetes interfere no sexo?

Quem tem diabetes se depara com diversas dúvidas e inseguranças quanto a relação sexual e a interferência da doença no ato. O medo de ter impotência ou de gerar infertilidade, preocupam as pessoas na hora H. É por isso que o post de hoje vem para esclarecer essas dúvidas, a fim de possibilidade uma relação tranquila e prazerosa.

Segundo a ADJ Diabetes Brasil, a diabetes pode sim interferir no sexo, porém, é somente um dos vários fatores que pode influenciar em disfunções eréteis. Nos homens com diabetes, segundo pesquisas do SBU 50 a 75% deles sofrem com impotência sexual.

Isso ocorre devido a chamada neuropatia, complicação que surge graças ao mau controle de índices glicêmicos que afeta os nervos e vasos do pênis. Já nas mulheres, os níveis glicêmicos altos desestabilizam o sistema hormonal feminino, alterando a vontade da mulher em transar. Além disso, a lubrificação também fica comprometida, muitas vezes relacionada somente ao uso do anticoncepcional.

Entretanto, como dito anteriormente, outros fatores como colesterol alto, pressão alta, fumo e estresse contribuem para a dificuldades nas relações sexuais. Na verdade, algumas pessoas que têm diabetes deixam com que o medo influencie mais na relação, do que a própria diabetes em si. Nesse caso, é preciso dar atenção aos níveis de ansiedade do paciente.

Sobre a infertilidade masculina ou feminina, não há comprovação científica que a diabetes pode resultar em algum problema para engravidar. Estudos ainda sem grande conclusões apontam para uma suposta interferência na redução no volume de sêmen, entretanto não há nada concreto sobre o assunto.

 

Como evitar problemas na hora H?

 

Para que se tenha uma relação sexual tranquila e sem problemas é importante que a pessoa com diabetes controle os níveis de glicemia. Para isso, esteja atento ao monitoramento da glicose e sempre siga as orientações do seu médico.

Outro ponto importante a se destacar é o fator psicológico. Problemas no trabalho, na família ou até entre casais influem na performance sexual. Nesse caso, é indicado procurar um psicólogo e praticar exercícios físico que aliviam a tensão.

Dessa forma, quem tem diabetes não deve se preocupar. Mantendo os níveis de glicemia dentro da normalidade, seguindo recomendações médicas e se mantendo relaxado, o sexo ocorre de forma saudável e divertida.