Diabetes e insuficiência cardíaca: qual a relação?
Quer saber se existe relação entre diabetes e insuficiência cardíaca? Neste conteúdo vamos te explicar tudo sobre o assunto, fique com a gente até o final.
Mas, de pronto, respondendo à pergunta, sim, existe relação, tanto para pacientes com diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2 e isto pode ser ocasionado por diversos fatores que vamos explicar mais adiante.
O que é a diabetes tipo 1?
Diabetes do tipo 1 é um problema que não pode ser prevenido, pois não está relacionado com o tipo de alimentação nem com os hábitos alimentares do paciente que possui este tipo da doença.
Quem tem a diabetes tipo 1 precisa entender que isto consiste em uma condição do próprio organismo e, muitas vezes, trata-se de fator hereditário.
O sistema imunológico do paciente e as células de defesa atacam as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. Assim, o organismo gradativamente perde sua capacidade de metabolizar a glicose.
O que é a diabetes tipo 2?
Já o segundo tipo da doença é um problema que pode ser evitado, pois é caracterizado por resistência à ação da insulina. Essa condição se desenvolve com o passar do tempo em função de hábitos inadequados como alimentação e sedentarismo.
Diabetes e insuficiência cardíaca: quais os fatores?
Já é sabido que existe relação entre diabetes e insuficiência cardíaca e podem ser vários os fatores que causam esta ligação, como:
- Idade avançada do paciente;
- Duração da Diabetes no organismo;
- Uso da insulina;
- Mau controle da glicemia;
- Maior índice de massa corporal;
- Presença de microalbuminúria;
- Outras doenças cardiovasculares
Detalhe importante a se considerar na relação entre diabetes e insuficiência cardíaca é que o aumento do açúcar no sangue e a resistência à insulina são os responsáveis pelos danos nos vasos sanguíneos, aumentando a inflamação e o acúmulo de gorduras, dando ao paciente, como resultado, a doença arterial coronariana, principal causa de infarto e de disfunção do músculo cardíaco.
O que acontece na insuficiência cardíaca?
Importante lembrar que, na insuficiência cardíaca, o coração perde parte da sua capacidade de bombear o sangue e fica insuficiente, levando a menor oxigenação dos órgãos e tecidos, justificando o aparecimento de sintomas como falta de ar, cansaço, inchaço e também o paciente pode sentir tontura.
Detalhe importante é que a pessoa não costuma perceber a insuficiência logo de cara, pois ela costuma se instalar de forma lenta e os sintomas, inicialmente, aparecem durante atividades que exigem grandes esforços e, com a progressão da doença, podem estar presentes durante atividades menos intensas e inclusive durante o repouso, diminuindo consideravelmente a qualidade de vida.
O que fazer?
Já que há relação entre diabetes e insuficiência cardíaca, o ideal é seguir uma dieta saudável com base em mais frutas, vegetais e carnes magras, atingir um peso saudável, praticar exercício físico e cessar o tabagismo e o alcoolismo são medidas preventivas que podem auxiliar tanto no controle do diabetes, além da melhora da saúde do coração.
Procure sempre o seu médico de confiança, tire suas dúvidas sobre a relação entre diabetes e insuficiência cardíaca e siga, à risca, todas as orientações passadas pelo profissional.