Diabetes causa dor nas pernas?
Afinal, algumas doenças exigem cuidados acima da média e a diabetes é uma delas. Esta doença, a depender do seu tipo, pode apresentar diferentes causas e sintomas e o paciente precisa estar constantemente em contato com seu médico para não deixar o estágio se agravar.
As dores nas pernas podem sim surgir por conta da diabetes. Por isto, preparamos este texto, com finalidade de esclarecer alguns cuidados que os pacientes precisam ter e também explicar porque a diabetes causa dor nas pernas. Vamos lá?
O que é neuropatia periférica?
Detalhe importante de se entender quando se busca compreender se diabetes causa dor nas pernas é sobre a neuropatia periférica, caracterizada pelo acometimento dos nervos periféricos, sendo o tipo mais comum de neuropatia diabética. Geralmente, inicia-se nos pés e nas pernas, seguido pelas mãos e braços.
Por isto, este pode ser um dos sintomas que mostram ser possível constatar que diabetes causa dor nas pernas.
Geralmente, alguns pacientes reclamam mais que os sintomas evoluem durante a noite e eles podem ser:
- Dormência ou formigamento nos dedos das mãos ou dos pés;
- Redução da capacidade de sentir dor ou mudanças na temperatura;
- Sensação de queimação;
- Dor ou cãibras;
- Maior sensibilidade ao toque;
- Perda do tato;
- Fraqueza muscular;
- Perda de reflexos, principalmente no calcanhar de aquiles;
- Perda do equilíbrio;
- Perda da coordenação motora;
- Deformidade e dores das articulações.
Tenha bastante atenção
Como a circulação de sangue nos membros inferiores pode ficar comprometida, explicando, portanto, que diabetes causa dor nas pernas, o paciente precisa ter mais atenção a dores intensas nas pernas, pois elas podem aparecer sem motivo específico, tendo ou não, realizado qualquer atividade física.
Pode ser o primeiro sinal de que algo não vai bem e quanto antes procurar ajuda médica para resolver, menores os riscos de amputação. Assim, mesmo seguindo todas as orientações, o ideal é ficar atento a esse sinal do corpo.
Leia mais: Diabetes causa inchaço no corpo?
Entenda os tipos de diabetes
Se a sua busca é por entender se diabetes causa dor nas pernas, também é necessário, antes de tudo, compreender sobre os dois tipos desta doença, a diabetes tipo 1 e tipo 2. Você sabe qual é a sua?
A diabetes tipo 1 e tipo 2 possuem diferenças e semelhanças, como percebido anteriormente. Enquanto o tipo 1, geralmente, é identificado na infância ou adolescência, a diabetes tipo 2 é vista mais vezes em adultos. Além disso, o primeiro tipo é considerado autoimune e o segundo, está ligado à vida sedentária e de maus hábitos alimentares. Já entre as semelhanças, ambas podem causar problemas futuros se não for devidamente controlada, dentre eles cegueira, insuficiência renal, doenças cardíacas, AVC e amputação de pés e pernas.
Faça atividades físicas
Os exercícios físicos moderados ou leves são grandes aliados do paciente com diabetes, principalmente se a pessoa já começou a sentir formigamentos.
É através da movimentação que, além de manter um corpo mais saudável, será possível melhorar a circulação de sangue dos membros inferiores.
O ideal é que a orientação sobre qual a melhor atividade a ser realizada venha após uma consulta médica. Assim, é possível reduzir as dores nas pernas e se cuidar melhor, sem riscos para a saúde.
Quer saber, de fato, se diabetes causa dor nas pernas?
Não tenha mais dúvidas se diabetes causa dor nas pernas e nem sobre qualquer outro assunto relacionado à doença. Fale com seu médico, faça os exames necessários e siga, à risca, a dieta estipulada por um profissional.
Não deixe de buscar o tratamento ideal para o seu caso. Diabetes é coisa séria.