Quem tem diabetes pode tomar cerveja?

Você é diabético e gostaria de saber se quem tem diabetes pode tomar cerveja? Neste blogpost vamos esclarecer essa dúvida que muitos possuem em relação a esse assunto. 

Afinal, quem não gosta de tomar uma cerveja com os amigos no final de semana, ou nas festas de final de ano ou comemorações de aniversários? Mas, é preciso levar em consideração a moderação, isso em qualquer caso.

O que acontece com o corpo ao beber?

Primeiro vamos explicar o que acontece com o nosso corpo quando estamos bebendo algum tipo de álcool. O líquido sai do estômago e ganha a corrente sanguínea, tudo isso de forma muito rápida e chega, então, ao fígado. 

Com isso, algumas informações são importantes: o fígado consegue desativar a quantidade de um drink a cada duas horas, em média. Portanto, se você estiver consumindo muito álcool, o excesso permanece no sangue e causa os efeitos que já conhecemos, principalmente no cérebro, como tontura, desinibição. diminuição da capacidade de raciocínio, bastante euforia, entre outros. 

E qual a tarefa do fígado, afinal?

Para entender se quem tem diabetes pode tomar cerveja, é importante saber qual a real funcionalidade do fígado no corpo. Esse órgão possui várias funcionalidades e uma delas é controlar os níveis de açúcar na corrente sanguínea. Isso é possível por conta de um processo que recebe o nome de glicogenólise. Ele acontece quando o fígado está direcionando suas reservas de açúcar para a corrente sanguínea, caso haja queda nos níveis do sangue.

O fígado ainda é responsável pela fabricação da glicose quando os níveis de sangue estão baixos e este processo recebe o nome de gliconeogênese. Então, se você tem diabetes, é importante saber que se estiver tomando medicação para aumentar a quantidade de insulina no sangue ou até mesmo aplicando a insulina e estiver ingerindo álcool, seu fígado estará ocupado desativando essa bebida ingerida e não conseguirá, por consequência, regular a quantidade de açúcar no sangue na forma correta.

Isso acaba influenciando na queda das taxas de açúcar, levando ao risco de hipoglicemia.

Isso quer dizer que quem tem diabetes pode tomar cerveja ou não?

A resposta varia de acordo com o nível da sua glicemia. O importante e recomendável é sempre consultar seu médico e estar com os exames em dia. 

Um dos problemas da bebida alcóolica é que elas são, em sua grande maioria, bastante calóricas e isso culmina no ganho de peso também. 

É importante então, seguir algumas orientações que recomendam o consumo de no máximo 1 drink por dia para mulheres e 2 para homens. Mas, novamente reforçamos a importância de consultar o seu médico e seguir o que é recomendado com moderação e de forma responsável. Normalmente, o consumo de álcool é recomendado caso os níveis de glicemia estiverem entre 100 e 140 mg/dL.

Orientações para diabéticos antes do consumo de álcool

Listamos abaixo, algumas orientações para você que seja saber se quem tem diabetes pode tomar cerveja.

Antes de iniciar o consumo de álcool, atente-se a esses tópicos:

  • Não beba de estômago vazio;
  • Verifique se suas taxas de glicose estão baixas, se isso acontecer, não beba;
  • Sempre beba devagar e não ultrapasse a quantidade máxima por dia;
  • Procure sempre beber água enquanto estiver bebendo cerveja ou qualquer outro tipo de álcool.
  • Procure seu médico e tire todas as dúvidas sobre este assunto. 

Dessa forma, quem tem diabetes pode tomar cerveja, mas atente-se, sempre, à quantidade e converse sempre com um nutricionista ou com seu médico sobre a sua situação. Além disso, se você tiver buscando por uma farmácia de diabetes e está em Ribierão Preto e região, não deixe de conhecer a Diabetes Farma, temos a loja física na cidade de Ribeirão e também o nosso site com todas as informações que você precisa. 

Pesquisar