Quem tem diabetes pode comer batata doce?

Sempre atrelada à boa alimentação, a batata doce pode ser uma incógnita para os diabéticos. Por isso, neste blogpost resolvemos esclarecer uma dúvida bastante recorrente: quem tem diabetes pode comer batata doce?

É importante sempre lembrar, que apesar de qualquer conteúdo esclarecedor na internet, a consulta com um médico de sua confiança é sempre importante, principalmente na hora de montar um cardápio para seguir uma dieta.

Leia também: 5 ingredientes para se evitar na dieta de um diabético

Muitas dúvidas se quem tem diabetes pode comer batata doce acontecem pelo fato deste ingrediente ser doce e também pela questão do carboidrato que, posteriormente, se transformaram em açúcar no nosso sangue. 

Mas, já esclarecemos logo no início deste artigo que a batata doce tem um baixo índice glicêmico, com valor de 44. 

É importante ressaltar ainda que esse índice pode ser considerado alto a partir de 69.

Então, quem tem diabetes pode comer batata doce sim!

Esse ingrediente é benéfico para os diabéticos?

Sim, assim como também traz benefícios para qualquer pessoa, pois a batata doce possui muitas fibras e é uma alternativa bem melhor que a batata inglesa, aquela mais comum que encontramos no supermercado. 

Mas não é só porque pode comer batata doce que o diabético precisa exagerar na quantidade, pois vale lembrar que este alimento possui carboidratos. Por esta razão, sempre é importante consultar um especialista na hora de montar o seu cardápio. 

Outros benefícios da batata doce

Você entrou neste conteúdo para descobrir se quem tem diabetes pode comer batata doce, certo? Já demos sua resposta e agora vamos te mostrar quais outros benefícios esse alimento pode lhe proporcionar. Continue com a  leitura e descubra.

Ajuda no emagrecimento

Devido as fibras presentes neste alimento, a batata doce apresenta diversos outros benefícios como um auxílio a mais para quem está querendo emagrecer. Essas fibras não são digeridas pelo corpo e são eliminadas por completo e esse componente também ajuda a dar saciedade e regular o intestino.

Alimento com poder antioxidante

Outro benefício da batata doce é que ela ajuda a combater o envelhecimento precoce e as células cancerígenas, por exemplo, isso porque possui antioxidantes e ela é bem rica nesse componente. 

A batata doce regula o açúcar

Se você quer saber se quem tem diabetes pode comer batata doce, preste bem atenção neste tópico. Esse alimento contém amido em sua composição e isso, posteriormente, se transforma em açúcar, por isso precisa ser consumido com atenção pelo diabéticos. 

Mas, apesar deste detalhe, as fibras que estão presentes na batata doce ajudam a regular a quantidade deste açúcar devido ao seu papel muito bem desempenhado na digestão.

A batata doce ainda é essencial pois estimula o aumento dos hormônios responsáveis por controlar o metabolismo da insulina.

Quer saber mais se quem tem diabetes pode comer batata doce?

Se você ainda tem dúvidas sobre essa questão não siga nenhuma receita mirabolante da internet. Procure um especialista e converse com ele sobre seu cardápio. Isso contribui para sua saúde e para uma alimentação mais saudável. Além disso, se você tiver buscando por uma farmácia de diabetes e está em Ribierão Preto e região, não deixe de conhecer a Diabetes Farma, temos a loja física na cidade de Ribeirão e também o nosso site com todas as informações que você precisa.

Pesquisar