Quem tem diabetes pode comer banana?

Já sabemos que o diabetes é uma doença que afeta a produção de insulina e causa o aumento de glicemia, que é a quantidade de açúcar no sangue. 

Com isso, algumas dúvidas podem surgir em relação à alimentação como, por exemplo: quem tem diabetes pode comer banana? Vamos esclarecer esta dúvida a seguir. Continue conosco para descobrir. 

Fique atento na quantidade… para qualquer ingrediente.

Afinal, quem tem diabetes pode comer banana? A resposta é sim!

No entanto, é preciso ficar atento ao tamanho da porção que você vai se servir. O diabético precisa ter em mente que não é preciso cortar por completo o consumo de algum tipo de alimento, principalmente, quando relacionado às frutas. Mas, não é por isso que deve cometer exageros no consumo.

Portanto, sim: os diabéticos podem comer banana, mas com moderação!

 

Fique por dentro: 5 ingredientes para se evitar na dieta de um diabético

Índice glicêmico da banana

Importante entender que o índice glicêmico varia de acordo com a maturação da banana: quanto mais madura a fruta estiver, maior será o nível glicêmico dela.

Isso acontece, porque a banana contém amido e este componente vai se transformando em açúcar, conforme a fruta vai amadurecendo. Quando a banana está madura, com a casca completamente amarela, seu índice glicêmico pode ser de 52, considerado baixo e apta para o consumo.

Então, se você estava querendo saber se quem tem diabetes pode comer banana, está aí mais uma resposta positiva. 

Diabetes e bananas: benefícios para a saúde

Não somente para os diabéticos, mas a banana é uma fruta com muitas vitaminas que fazem bem à saúde.

Esta fruta é rica nas vitaminas B6 e C, além de fibras, potássio, cobre, magnésio e manganês. Além disso, proporciona sensação de relaxamento e possui pequenas quantidades de antioxidantes, o que pode ajudar a prevenir danos às células e combater o envelhecimento.

Com isso, já sabemos o quão importante é comer banana. A questão, portanto, é não exagerar na quantidade e tirar da cabeça alguns mitos em relação à alimentação de um diabético e entender de uma vez por todas que quem tem diabetes pode comer banana sim.  

O índice glicêmico

O índice glicêmico classifica os alimentos com base em quanto e com que rapidez eles elevam os níveis de açúcar no sangue.

 

Existe uma pontuação que vai de 0 a 100, de acordo com as seguintes classificações:

 

  • IG baixo: 55 ou menos.
  • IG médio: 56-69.
  • IG alto: 70–100.

 

Alimentos com baixo IG são considerados particularmente bons para pessoas com diabetes tipo 2, por exemplo.

 

Leia também: Entenda a diferença dos tipos 1 e 2 de Diabtes

 

Isso acontece, porque estes tipos de alimentos são absorvidos mais lentamente, causando aumento gradual nos níveis de açúcar no sangue, em vez de grandes picos.

 

Geralmente, as bananas pontuam entre baixo e médio na escala IG (entre 42 e 62, dependendo da maturação). Mas, sempre é bom ressaltar que você pode consultar um nutricionista de sua confiança ou o seu médico para entender melhor o consumo de cada alimento dentro da sua dieta.

Resumindo: foque nessas dicas e coma banana com tranquilidade

Se você gosta de bananas e já entendeu neste conteúdo que quem tem diabetes pode comer banana, foque nessas dicas rápidas que resumem o que falamos anteriormente e podem ajudar bastante.

 

  • Observe o tamanho da sua porção: coma uma banana menor para reduzir a quantidade de açúcar que você ingere de uma só vez;
  • Escolha uma banana firme e quase madura: assim, o teor de açúcar é menor, em comparação a uma banana completamente madura;
  • Divida sua ingestão de frutas ao longo do dia: ajuda a reduzir a carga glicêmica e manter seus níveis de açúcar no sangue mais estáveis;
  • Coma com outros alimentos, como nozes ou iogurte integral: isso vai ajudar a retardar a digestão e absorção do açúcar.

 

Você também pode clicar aqui e conferir um outro conteúdo que preparamos aqui no blog, especificando quais as frutas que um diabético pode comer. Lá você vai ter muito mais informações e tirar outras dúvidas. Detalhe: a gente também fala sobre a banana lá. 

Deixe seu comentário

img

Pesquisar