Diabéticos podem tomar suplementos alimentares?

Diabéticos podem tomar suplementos alimentares
Diabéticos podem tomar suplementos alimentares

Os diabéticos podem tomar suplementos alimentares, desde que com a orientação de um especialista que irá indicar o que tomar, quando tomar e a quantidade certa para cada paciente. 

É extremamente importante seguir, à risca, as recomendações médicas, pois o consumo inadequado de suplementos alimentares, principalmente para quem tem diabetes, pode ser um risco imenso.

Por que tomar suplementos alimentares?

O uso deste tipo de suplemento acontece para potencializar treinos físicos e é considerado seguro pelos especialistas, mas quando a sua dúvida é se diabéticos podem tomar suplementos alimentares, mesmo a resposta sendo positiva, é necessário alguns cuidados adicionais caso queiram adotar o consumo.

Antes de mergulhar na ingestão de suplementos, é preciso que o diabético tenha a doença sob controle e procure um especialista que possa orientá-lo.

Os suplementos alimentares são fontes concentradas de nutrientes, como vitaminas e minerais, por exemplo.

Estes produtos permitem corrigir deficiências nutricionais, manter um aporte adequado de alguns nutrientes ou facilitar funções específicas do organismo.

No caso das pessoas com diabetes, a ingestão deve acontecer de forma moderada, sempre com acompanhamento e a pessoa precisa, em primeiro lugar, saber exatamente qual o tipo de diabetes que ela tem, se é o 1 ou o 2 e entender como está o controle da doença no seu organismo. 

Entenda melhor os tipos de diabetes

Para continuar neste conteúdo e entender se diabéticos podem tomar suplementos alimentares, é interessante compreender quais são os tipos de diabetes e qual é a que você tem. 

A diabetes tipo 1 é uma doença considerada autoimune, uma vez que o próprio sistema imunológico do paciente ataca as células betas, responsáveis por controlar a glicose no sangue. Dessa forma, pouca ou nenhuma insulina é produzida, permitindo que o nível alto de açúcar seja transportado livremente na corrente sanguínea.

Esse tipo da doença acomete, geralmente, crianças e adolescentes e corresponde de 5 a 10% das pessoas com diabetes, e o tratamento é a reposição do hormônio insulina. Então, se você está neste artigo para descobrir se diabéticos podem beber refrigerante zero, aproveite para conhecer melhor o seu tipo da doença e na conversa com o médico, entender se este tipo de bebida pode ser inserido na sua dieta, ao menos uma vez por semana. 

O quadro de diabetes tipo 2 é o mais comum entre os pacientes com a doença, representando 90% das pessoas diagnosticadas. Usualmente, ocorre em adultos, porém, devido ao estilo de vida mais sedentário, o número de crianças com diabetes tipo 2 tem crescido nos últimos anos. A doença surge quando o organismo não fabrica quantidade suficiente de insulina, ou a insulina produzida não é capaz de desempenhar sua função adequadamente para controlar a glicemia no sangue. Com isso, a doença não é considerada autoimune e geralmente, envolve pessoas acima do peso, sedentárias e com má alimentação.

Variedade de suplementos alimentares

Hoje em dia, no mercado, existe uma grande variedade de suplementos alimentares, desde vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos ómega-3, fibras ou enzimas digestivas, extratos de plantas, entre outros.

Todos eles podem ser disponibilizados sob várias formas, como comprimidos, cápsulas, pós ou líquidos e, independente de qual você for tomar, a quantidade exata deve ser determinada pelo seu médico.

Detalhe extremamente importante a ser considerado é que os suplementos alimentares não são medicamentos e, por essa razão, não podem exercer uma ação farmacológica, imunitária ou metabólica. 

Suplementos para diabéticos é na Diabetes Farma

Na Diabetes Farma você encontra tudo que o precisa para o seu tratamento para diabetes, incluindo suplementos diet para diabéticos que podem ajudar na dieta e nas recomendações prescritas pelo seu médico.

Aqui você encontra, por exemplo, o Colágeno Sanavita Original sem sabor, uma ótima opção para complementar a alimentação diária. 

Esse é um dos tipos e ratifica que diabéticos podem tomar suplementos alimentares. Esse colágeno é um tipo de suplemento diet e ainda tem alta concentração de peptídeos de colágeno com baixo peso molecular, sendo possível ter melhor absorção e consequentemente mais benefícios ao organismo.

Quer saber mais se diabéticos podem tomar suplementos alimentares?

Não tenha mais dúvidas, converse sempre com o seu médico sobre a possibilidade de consumir qualquer tipo de alimento, bebida ou suplementos alimentares.

A Diabetes Farma é a farmácia do diabético e oferece diversos tipos de suplementos diet para você.

Entre em contato conosco e entenda melhor.

 

Pesquisar