Diabetes na Terceira Idade – Quais os cuidados necessários?

O Diabetes na Terceira Idade pode ser um grande problema. De acordo com o órgão Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) do Ministério da Saúde, a doença cresceu mais de 60% nos últimos 10 anos, no Brasil.

O ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR) declarou, junto com a pesquisa: "Alimentação adequada e prática de exercícios físicos é essencial para conter a doença. Além da ampliação de acesso ao tratamento, temos atuado fortemente na promoção de hábitos saudáveis”.

Ainda de acordo com a pesquisa, um terço da população brasileira com Diabetes está na Terceira Idade, principalmente do tipo 2.

Quais os riscos da Diabetes na Terceira Idade?

Primeiro, devemos entender que, a Diabetes de Tipo 2 está mais propensa a acontecer na Terceira Idade, visto que está diretamente relacionado ao envelhecimento, sedentarismo e obesidade.

Esse quadro torna pessoas da Terceira idade mais suscetíveis a Diabetes do Tipo 2 e também a consequências advindas delas, como doenças cardiovasculares, infartos e complicações que podem levar a amputações, insuficiência renal e cegueira.

Um outro fator de Risco da Diabetes na Terceira Idade é que existem estudos que associam a falta o excesso de glicosede glicemia  no sangue a elevação de riscos de doenças como o Alzheimer e a neuropatia diabética, que impedem que a pessoa ande corretamente.

Claro que com acompanhamento médico adequado, tratamento e prevenção, grande parte dessas doenças pode ser evitada.

Hipertensão e Diabetes na Terceira Idade

A relação entre Diabetes e Hipertensão é um tanto quanto complexa. Não se pode negar que a o diabetes colabora para a pressão alta, principalmente a de a do tipo 2, que é mais comum na Terceira Idade.

A Diabetes de do tipo 2 é responsável que tem como principal pcondição a resistência a ação da insulina, acaba por dificultar o acesso das células a glicose, e consequentemente leva ao excesso de glicose no sangue, que contribui para o enrijecendo as das artérias e consequentemente assim aumentando a pressão arterial.

Outro fator que influencia na relação entre Hipertensão e Diabetes na Terceira Idade é que, quando há glicose em excesso no corpo, o pâncreas aumenta seu trabalho para reduzir a presença das moléculas no sangue e aumenta a produção de insulina.

Esse aumento na produção de hormônios mexe com o sistema nervoso simpático, alterando os batimentos cardíacos e contraindo os vasos sanguíneos. Isso é um ambiente favorável a Hipertensão.

Diabetes na Terceira Idade – Como deve ser a alimentação?

O ideal, neste quesito, é consultar seu médico ou um nutricionista devidamente capacitado, mas de forma geral, existem alguns alimentos que devem ser evitados consumidos com moderação, visto que são ricos em açúcar e/ou carboidratos simples.

São eles:

  •         Mel, geléia de frutas, compotas, marmelada, produtos de confeitaria e pastelaria;
  •         Doces em geral;
  •         Bebidas açucaradas como refrigerantes, sucos industrializados, achocolatados;
  •         Bebidas alcoólicas.

O ideal é sempre consultar um nutricionista. Só ele pode indicar ou até mesmo montar uma dieta equilibrada que não irá causar efeitos negativos.

Caso você esteja na Terceira Idade e seja Diabético e esteja com vontade de comer um doce, você pode optar por produtos sem sacarose, como os que você encontra aqui na DiabetesFarma! Clique aqui para conhecer nossa linha de doces diet.

Ficou com alguma dúvida sobre Diabetes na Terceira Idade? Deixe nos comentários ou entre em contato (16) 3441-1301

Pesquisar