Diabetes causa inchaço no corpo?

Diabetes causa inchaço no corpo
Diabetes causa inchaço no corpo

Quer descobrir se a diabetes causa inchaço no corpo? Quer saber mais detalhes sobre a doença? Então continue acompanhando este conteúdo e também se liga no blog da Diabetes Farma, sempre com temas relevantes sobre este assunto para esclarecer suas dúvidas.

Sobre o tema deste texto, que visa esclarecer se diabetes causa inchaço no corpo, é importante considerar que quanto mais cedo o diagnóstico é feito, melhores serão as condições de tratamento.

Quando há um acompanhamento médico e uma administração correta da diabetes, o paciente não vai sofrer com tantos sintomas ao longo da vida. Mas, claro, é importante, antes de mais nada, entender qual o tipo de diabetes você tem e seguir uma alimentação adequada. 

 

Leia também: Dicas de doces para diabéticos

Quais são os tipos de diabetes?

Para entender se diabetes causa inchaço no corpo, é importante, antes de mais nada, tomar conhecimento sobre os dois tipos da doença. 

A diabetes tipo 1 é considerada autoimune, uma vez que o próprio sistema imunológico do paciente ataca as células betas, responsáveis por controlar a glicose no sangue. Dessa forma, pouca ou nenhuma insulina é produzida, permitindo que o nível alto de açúcar seja transportado livremente na corrente sanguínea.

Essa diabetes está presente, geralmente, em crianças e adolescentes e corresponde de 5% a 10% das pessoas com a doença. O tratamento, no entanto, é a reposição do hormônio insulina.

Agora, quando se fala na diabetes tipo 2, trata-se da mais comum entre os pacientes.

A doença surge quando o organismo não fabrica quantidade suficiente de insulina, ou a insulina produzida não é capaz de desempenhar sua função adequadamente para controlar a glicemia no sangue. Com isso, a doença não é considerada autoimune e geralmente, envolve pessoas acima do peso, sedentárias e com má alimentação.

Diabetes e consequências sérias

Cuidar da saúde é sempre o mais importante. Afinal, com este assunto não se brinca. Por isso, reforçamos o que foi dito no início deste texto: quanto antes o diagnóstico da diabetes for feito, melhor. Isso porque se houver uma descoberta tardia, as consequências para o corpo podem ser bastante graves. 

Essas reações mais séries costumam aparecer a longo prazo, gerando grandes danos. Vasos sangüíneos e nervos são alvos primários, porém o organismo inteiro pode sentir os efeitos da diabetes.

O que mais leva para o assunto deste texto, que é saber se diabetes causa inchaço no corpo, é um dano causado pela doença, a nefropatia diabética. O efeito mais comum da diabetes nos rins é a nefropatia que nada mais é que a deterioração do funcionamento normal dos rins. Ao longo do tempo, cerca de 40% dos diabéticos terão um problema, mesmo que pequeno, com esses órgãos e, por isso, é preciso ficar atento e estar sempre em dia com os exames.

Se não for bem cuidada, a nefropatia pode acabar em falência renal. No entanto, demora alguns anos para que uma nefropatia evolua até a falência renal, o que fornece bastante tempo para se identificar e tratar a doença.

Uma complicação chata das nefropatias é que os sintomas costumam aparecer tarde demais, quando a doença já está em estágio avançado e os sintomas mais comuns são:

  • Inchaço dos membros inferiores e nas mãos, por causa da retenção de água;
  • Falta de ar ao realizar atividades corriqueiras, como subir uma escada ou andar muito;
  • Urina mais escura que o normal, devido a sangue;
  • Cansaço;
  • Náusea e vômitos;

Portanto, este é um dos casos em que a diabetes causa inchaço no corpo, mas é sempre importante atentar-se aos sinais, pois o inchaço também pode estar relacionado com outros problemas. 

 

Leia: Como escolher uma farmácia especializada em diabetes?

Quer saber mais?

Não tenha mais dúvidas se diabetes causa inchaço no corpo e nem sobre qualquer outro assunto relacionado a doença. Converse com seu médico, faça os exames necessários e siga, à risca, a dieta estipulada por um profissional. 

Não deixe de buscar o tratamento ideal para o seu caso. Diabetes é coisa séria.

 

Pesquisar