Minha sacola
Sacola Vazia
31/01/2022

8 sintomas comuns do Diabetes

diabetes é uma doença que pode se manifestar em todas as fases da vida, tanto na infância, quanto na vida adulta. Assim, os sintomass podem aparecer quando menos se espera.

Esses sintomas do diabetes se manifestam nos dois tipos da doença, sendo que no tipo 1 eles se instalam rapidamente no corpo, enquanto no tipo 2, eles aparecem de forma gradativa.  

Por isso, é preciso estar atento aos sintomas que indicam sua condição, para que o tratamento seja inserido o mais breve possível. Confira abaixo alguns dos principais indícios dessa doença, que já atinge mais de 422 milhões de pessoas no mundo.

Cansaço extremo

cansaço diabetes

O cansaço recorrente é outro sintoma do paciente com diabetes, consequência da falta de glicose nas células. A glicose é a nossa fonte de energia e no paciente com diabetes ela se aloja na corrente sanguínea, pois a insulina, hormônio responsável por transportar a glicose da corrente sanguínea para a célula, está insuficiente ou não desempenha sua função de forma adequada. Entã,o com a célula sem energia, a pessoa se sente cansada.

 

Urinar excessivamente

 urinar diabetes

Como consequência do aumento de glicose no sangue, o rim não consegue filtrar toda essa glicose e acaba eliminando-a pela urina. Para diluir essa glicose, a água também é eliminada do nosso organismo, fazendo assim, com que o organismo elimine urina em excesso. Ou sweja, quanto mais glicose, mais vezes o paciente sente a necessidade de urinar. Com isso, a pessoa com diabetes tende a levantar mais vezes durante a noite para urinar, atrapalhando o sono tranquilo e causando estresse ao mesmo além da desidratação que isso provoca..

Formigamento e dormência 

formigamento diabetes

Pacientes com diabetes, geralmente têm sintomas como formigamento, perda da sensibilidade e fraqueza nas pernas/pés. Essa condição aparece, porque com o excesso de açúcar no sangue, o fornecimento de oxigênio para o corpo por meio dos vasos sanguíneos fica prejudicado. Além disso, a nutrição do nervos também é afetando, principalmente periféricos (extremidades), criando assim, esse tipo de sintoma ao paciente.

 

Baixa cicatrização de ferida 

 

Assim como a falta de sensibilidade nos membros inferiores, o paciente portador de diabetes apresenta como sintoma, a dificuldade na cicatrização de feridas nesta região. Esse fato acontece, porque o aumento de açúcar no sangue altera a composição dos tecidos e células, ocasionando uma diminuição na função das células responsáveis pela reparação de tecidos e uma diminuição da proliferação celular. 

 

É bom lembrar que esse post somente ilustra alguns indícios da doença e não substitui uma consulta médica. Caso você tenha percebido que possui alguns dos sintomas citados acima, procure um médico especializado para que uma avaliação correta e precisa seja feita.