5 ingredientes para se evitar na dieta de um diabético

Você segue corretamente a dieta de um diabético? Se você tem diabetes, certamente toma o maior cuidado com sua alimentação, pois alguns ingredientes podem prejudicar a doença e até provocar consequências graves. 

Uma das questões que sua atenção deve sempre estar voltada é o impacto da glicose no organismo, já que as taxas de açúcar no sangue são altas.

Por isso, alguns alimentos devem ser evitados na dieta de um diabético, como por exemplo àqueles que têm carga alterada do índice glicêmico, pois eles podem elevar a glicose no sangue. Portanto, ao ingerir um alimento é necessário observar dois pontos:

1- O índice glicêmico presente no alimento e a velocidade com que a glicose vai entrar no organismo, dependendo se o alimento for um carboidrato simples ou complexo;

2- A carga glicêmica, ou seja, a quantidade de glicose que irá entrar no seu organismo com a ingestão do alimento em questão.

Por isso, a dieta de um diabético deve sempre ser elaborada com um médico especializado no assunto, para que a quantidade certa de alimentos possa ser consumida sem prejudicar a saúde, pois a maneira como os diabéticos tipo 1 e 2 se comportam em relação ao consumo de carboidratos é diferente.

Por essa razão, separamos uma lista com os 5 alimentos que precisam ser evitados na dieta de um diabético, vamos lá?

Açúcar refinado e outros açúcares

O açúcar refinado possui o índice e a carga glicêmica em níveis altos e, por isso, deve ser consumido com bastante cautela por quem tem diabetes. Os outros ingredientes responsáveis por adoçar também possuem esses fatores de glicemia altos, então sempre é bom moderar na utilização.

Então, se você quer seguir corretamente a dieta de um diabético, preste bem atenção na quantidade de açúcar em algumas receitas e sempre procure evitar consumir esses adoçantes, até mesmo quando se fala do mel ou do açúcar mascavo que, apesar de mais nutritivos do que o refinado também precisam de atenção na hora de consumir.

Farinha branca

Todos os tipos de alimentos que são produzidos com farinha branca, como por exemplo, o pão francês e as massas não são legais em para a dieta de um diabético, pois estão classificados com alto índice e carga glicêmica. 

Por isso, pode-se optar pela farinha integral na produção desses alimentos, pois não irá conter grandes picos glicêmicos. 

No entanto, é importante dizer que não se deve abusar do consumo da farinha integral, pois também pode alterar a glicemia e causar problemas ainda maiores em relação à diabetes.

Tubérculos e raízes

Ingredientes que também possuem alto índice e carga glicêmica são os tubérculos como mandioca, rabanete, nabo, cenoura. Por esse motivo, os diabéticos também precisam tomar cuidado com eles durante a alimentação.

Se algumas dessas raízes entrar no cardápio de um diabetico, precisam estar organizados e, é neste ponto, que reforçamos mais uma vez a importância de um especialista na hora de elaborar os cardápios e propor a dieta correta para cada tipo de pessoa. 

Refrigerantes e Sucos

Se você pensou que esse item iria escapar da nossa lista, se enganou. O refrigerante e alguns tipos de sucos são os que devem ser mais evitados pelos diabéticos, pois como estão num estado líquido irá chegar muito mais rápido no sangue do que os outros tipos de alimentos.

Optar pelos refrigerantes diet na hora de elaborar a dieta de um diabético é aceitável, mas nada de abusos. No caso dos sucos naturais, o melhor a se fazer é consumir a própria fruta ou fazer você mesmo, no caso da laranja, utilizando apenas uma. Todo cuidado é pouco e as recomendações de um nutricionista ou médico especializado devem ser seguidas à risca.

Sódio

O consumo do sódio presente no sal de cozinha, quando em excesso, faz mal para todas as pessoas, mas para quem tem diabetes a situação fica ainda mais delicada.

Essa preocupação maior é devido ao risco cardiovascular que o diabpetico já tem, portanto, consumir muito sal pode aumentar a pressão arterial e tudo ficar ainda mais complicado.

Para este ingrediente, de acordo com a OMS, é indicado o consumo de 3 gramas de sal por dia, considerando tudo o que é consumido durante as 24 horas.

Mas, no entanto, o sódio está presente em muitos outros alimentos que podem estar na dieta de um diabético e, por isso, é importante analisar a tabela nutricional para identificar a quantidade deste elemento presente em cada tipo de alimento.

Dieta de um diabetico: o que consumir com moderação? Bônus

Para finalizar este artigo, apresentamos um bônus com outros alimentos que devem ser consumidos com moderação na dieta de um diabético. São eles:

  • Pão e Queijo;
  • Tapioca;
  • Carnes com gorduras;
  • Frutas como Figo, Banana e o Caqui, por exemplo;
  • Amendoim;
  • Pipoca.

 

Agora que você já sabe quais ingredientes precisam ser evitados na dieta de um diabético, preste atenção na sua alimentação diária, procure um médico especialista caso ainda não tenha feito e organize sua rotina alimentar.

Pesquisar