Minha sacola
Sacola Vazia
31/01/2022

Complicações da Diabetes: saiba mais sobre

Dúvida entre os pacientes, as complicações do diabetes são motivo de preocupação em quem tem a doença. Entretanto, é preciso lembrar que as mesmas aparecem, na maioria dos casos, quando a glicemia não é controlada. Ou seja, não é motivo para desespero para quem se cuida e segue as orientações médicas corretamente. Conheça mais sobre as complicações do Diabetes e aprenda a identificar os sintomas.

Dores nos membros inferiores

dores nos pés

Outra complicação que o Diabetes pode trazer é o dano aos nervos dos pés, como formigamento, dor, fraqueza e perda de sensibilidade nos pés. Geralmente, quem possui diabetes pode apresentar perda da sensibilidade nos membros inferiores, que abre espaço para pequenos machucados, cortes e bolhas, que não são percebidos e infeccionam e se tornam situações graves.

Portanto, tome cuidado com feridas que não cicatrizam, trate-as rapidamente e mantenha os pés hidratados. Em caso de problemas persistentes nas pernas e pés, procure seu médico para tratamentos preventivos e evitar complicações.  

Pele mais sensível

pele diabetes

Não podemos nos assustar que o maior órgão do corpo humano, a pele, apresente os primeiros sinais de que você esteja com Diabetes. São eles: ressecamento, coceira e até mesmo infecções por fungos ou bactérias. Isso ocorre, pois, a hiperglicemia favorece a desidratação, já que a glicose absorve a água do organismo.

Outro fator que deve ser considerado ao falar da “pele diabética” é que a desidratação da derme a deixa suscetível a rachaduras, que podem evoluir para ferimentos e é aqui que se encontra um dos maiores problemas: a dificuldade de cicatrização da pele de diabéticos graças a deficiência na vascularização. Em casos extremos, pode ser até necessário a amputação do membro.

Por isso, além de cuidar corretamente da alimentação, também é indicado aos diabéticos frequentar dermatologistas e hidratar a pele com cremes específicos para pele seca. Com a diabetes controlada corretamente, não há riscos de alterações da pele.

  

Lembramos que, as complicações da Diabetes em sua maioria, aparecem devido à falta de cuidado com o nível glicêmico no sangue. Por isso, a melhor chance de evitar qualquer problema é seguir as recomendações do seu médico.