Minha sacola
Sacola Vazia
31/01/2022

Beber muita água ajuda na diabetes?

Todo mundo já ouviu dos mais variados benefícios da ingestão de água para o corpo humano. O que muita gente não sabe é que além de uma dieta balanceada, a bebida também é parceira para quem possui diabetes, podendo ajudar no nível de açúcar no sangue.

De acordo com um estudo realizado na França recentemente e publicado pela Diabetes Care, um grupo de voluntários com diabetes que bebeu mais de 1 litro de água potável, obteve maior controle do nível de glicose no sangue. Já o grupo que bebeu menos de um litro por dia, teve a necessidade de usar mais medidas preventivas e até corretivas do nível.

A pesquisa teve como participantes cerca de 3600 pessoas durante nove anos, observando idade, sexo, peso, atividade física e consumo de cerveja, bebidas açucaradas e vinho. Mesmo aqueles que beberam água sobre bebidas com adição de açúcar como refrigerante e sucos, mostraram benefícios no controle da diabetes.

O resultado do estudo aponta para a relação entre a água e os níveis de um hormônio antidiurético chamado vasopressina. Responsável pela retenção de água nos rins, ele informa ao cérebro a quantidade de açúcar no sangue. Caso a ingestão da água seja baixa e muita vasopressina em diabéticos, os rins acabam por não produzirem urina, mantendo assim, a alta quantidade de glicose no sangue.

Além do benefício que pode gerar a ingestão da água, a falta dela também pode trazer riscos para quem tem diabetes. Isso porque devido a micção exacerbada devido aos altos níveis de glicose, esse grupo é mais propenso a ter desidratação.

Quantidade ideal de consumo de água na diabetes

A medida ideal de consumo de água varia de cada pessoa, de acordo com o sexo, hábitos alimentares, atividades físicas e idade. É preciso entender que nosso corpo corresponde de 50% a 75% de água, portanto, é de se imaginar que a quantidade de ingestão necessária é grande. De acordo com o médico do site The Cure Water, Dr. F. Batmanghelidj, MD, o ser humano perde cerca de 3-4 litros de líquido por dia, por meio do suor, urina e fezes, ou seja, é preciso que a mesma quantidade seja substituída por meio da ingestão de água.

Fica claro, portanto, que a água é grande aliada para quem tem diabetes, aliás para todos nós, afinal, nosso corpo é cerca de 70% formado por água.

Se você curtiu nosso conteúdo de hoje, não deixe de compartilhar e deixar seu comentário.