Minha sacola
Sacola Vazia
31/01/2022

Afinal, Diabetes emocional existe?

Entre os anos de 1621 e 1675,  o médico inglês Thomas Willis relatou que alguns pacientes desenvolviam diabetes após momentos de tristeza ou estresse profundos. Com o aprofundamento nos estudos sobre a saúde mental do homem, diversas doenças foram associadas ao estado psicológico do paciente. No mundo do diabetes não foi diferente e logo surgiu o termo “Diabetes Emocional”, em que o diabetes seria desenvolvido a partir do estresse do indivíduo. Mas essa informação é verdadeira?

A resposta é não. O chamado “Diabetes Emocional” acontece quando o paciente tem um episódio de estresse ou ansiedade que desencadeia diabetes, entretanto, o indivíduo é diagnosticado com DM Tipo 1, DM Tipo 2, Diabetes Gestacional (DMG) e não “Diabetes Emocional”.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, os tipos conhecidos oficialmente da doença são de origem hereditárias, étnicas ou até relacionadas ao ambiente. Logo, o estado emocional de uma pessoa não tem capacidade de desenvolver uma doença como a da diabetes, que envolve o sistema imunológico e as células do ser humano.

Tem tratamento?

diabetes glicemia

Como dito anteriormente, não existe esse tipo de diabetes, ou seja, não há tratamento para Diabetes Emocional. O que deve ser feito é diagnosticar qual diabetes o paciente possui e tratá-lo da forma correta.

 

E aí, respondemos suas perguntas sobre a Diabetes Emocional? Então, fique ligado no nosso blog e aproveite os demais conteúdos.