Minha sacola
Sacola Vazia
10/01/2023

A importância do rodízio na aplicação de insulina

Quer saber qual a importância do rodízio na aplicação de insulina, dúvida presente em várias pessoas diagnosticadas com diabetes.

Quando se fala em rodízio, trata-se de técnica que consiste em mudar o local onde a insulina é aplicada a cada vez que a medicação é administrada no corpo do paciente. 

A importância do rodízio na aplicação de insulina se dá pois evita que a pele fique dolorida e inchada no mesmo local de aplicação por longos períodos de tempo.

Porque se deve fazer rodízio dos locais de aplicação de insulina?

Muitos pacientes diagnosticados com diabetes tendem a se questionar sobre a importância do rodízio na aplicação de insulina e são várias as vantagens em utilizar o rodízio de injeções de insulina. Uma delas, por exemplo, é a prevenção da dor, pois a aplicação repetida da insulina no mesmo local pode levar a dor ou desconforto na pele. Por isso existe a importância do rodízio na aplicação de insulina, para ajudar a evitar essa dor, pois a insulina é aplicada em diferentes locais do corpo.

Além do mais, fazer este rodízio previne o inchaço na pele, conhecido como lipodistrofia, podendo ocorrer quando a insulina é aplicada no mesmo local por longos períodos de tempo. 

As pessoas buscam saber sobre a importância do rodízio na aplicação de insulina, justamente para evitar estes tipos de problemas e mais uma das vantagens de mudar o local da aplicação é a melhora na absorção da insulina, pois esta absorção pode ser afetada pelo local onde a medicação é aplicada. O rodízio de injeções ajuda a garantir que a insulina seja absorvida de maneira adequada, pois a medicação é aplicada em diferentes locais do corpo.

No mais, sempre é importante lembrar que o rodízio de injeções de insulina deve ser feito de acordo com as recomendações do médico ou do profissional de saúde. Além disso, é importante seguir as instruções de uso da medicação e tomar as precauções necessárias para evitar infecções e outros riscos associados à aplicação de insulina.

Quais os locais corretos para aplicação de insulina?

Quem busca entender sobre a importância do rodízio na aplicação de insulina, também quer saber quais os locais corretos para aplicação, já que existe a possibilidade e até é recomendado o rodízio da aplicação. 

No corpo, são vários os locais que o paciente pode utilizar para fazer este tipo de aplicação, como o abdômen, um dos locais mais comuns para aplicar a insulina, pois a pele nesta região é geralmente fina e a absorção da insulina é rápida. Mas, é importante evitar aplicar a insulina na área do umbigo, pois a absorção da medicação pode ser mais lenta neste local.

A coxa também é um local adequado, especialmente se for em crianças ou também em pessoas que apresentem dificuldade em acessar o abdômen. Outro local é o braço, porém fica importante ressaltar que a pessoa deve evitar aplicar a medicação na área mais próxima ao osso, pois a absorção da insulina pode ser mais lenta neste local.

Apesar de haver locais mais indicados e a recomendação do rodízio, sempre é interessante e primordial conversar com seu médico e seguir às recomendações por ele passadas sobre qual o melhor local para aplicar a insulina e como fazer isso de maneira segura. 

Cuidados com o descarte da insulina

Outro detalhe importante a ser considerado neste conteúdo sobre a importância do rodízio na aplicação de insulina, é sobre os cuidados com o descarte da insulina que, para evitar acidentes e garantir a segurança de quem a utiliza, é preciso se atentar a algumas dicas necessárias, como a utilização de um recipiente apropriado, afinal, a insulina deve ser descartada em um recipiente apropriado, como um frasco de remédio ou uma caixa de medicamento. É importante ainda, evitar descartar a insulina em recipientes comuns, como lixeiras ou vasos sanitários, pois isso pode ser perigoso.

Outro cuidado é evitar deixar a insulina ao alcance de crianças ou de animais de estimação, ou em locais onde possa ser facilmente derrubada, além de seguir, à risca, as recomendações da farmácia onde a insulina foi adquirida que pode ter recomendações específicas sobre como descartar a medicação de maneira adequada. É importante seguir essas recomendações para garantir a segurança e evitar qualquer problema.

O paciente também deve tomar cuidado com o descarte da insulina que estiver vencida, pois o medicamento que já não está mais dentro do prazo de validade deve ser descartada de maneira adequada. É importante verificar a data de validade da insulina antes de descartá-la e seguir as recomendações de descarte da medicação.