7 dicas para quem tem diabetes tipo 2
Quem possui diabetes tipo 2 sabe como a doença funciona, os cuidados diários e as preocupações com a mesma. A condição é conhecida por sua produção insuficiente de insulina, pelo pâncreas, ou pela incapacidade do organismo de utilizar a insulina produzida de forma eficiente. Geralmente, ela surge depois dos 40 anos, em pessoas com sobrepeso, sedentárias e com maus hábitos alimentares. A diabetes tipo 2 é um assunto mundial, pois os números vêm crescendo dia após dia e tem preocupado os especialistas da área. Visto os números alarmantes, a DiabetesFarma traz hoje 7 curiosidades sobre a diabetes tipo 2.
Carga genética
A diabetes tipo 2 geralmente se manifesta em pacientes com histórico familiar de diabetes, dessa forma, quem possui essa carga genética possui o fator de risco de desenvolver a doença.
Estágio inicial
Além da diabetes tipo 1 e tipo 2, ainda há um estágio anterior a doença, chamada de pré-diabetes. Quem possui a condição não apresenta exatamente os mesmos sintomas de quem possui a diabetes, por isso que é difícil de diagnosticar sem um exame laboratorial. Apesar da falta de sintomas aparentes, os pacientes com pré-diabetes já possuem maiores chances de ter problemas graves de saúde como o infarto.
Insulina
Em alguns casos de diabetes tipo 2, conforme a evolução da doença o paciente não consegue controlar a doença somente com a mudança de hábitos diários e medicamentos orais. Dessa forma, é necessário se fazer uso de insulina injetável para controlar a glicose. Lembrando que o tratamento só deve ser feito com um acompanhamento médico especializado.
Diabetes em crianças
Muitas pessoas acreditam que pela diabetes tipo 2 se manifeste predominantemente em adultos, não há chances de umas crianças ter a doença. Entretanto, tal afirmação é errônea, uma vez que há um aumento de adolescentes com esse tipo de diabetes, principalmente devido a obesidade infantil.
Se você possui a diabetes tipo 2 diagnosticada, conte para a gente sua experiência com a doença e ajude outros pacientes. Também não deixe de compartilhar, comentar e curtir nosso texto de hoje e ainda visitar nossa loja virtual.