Minha sacola
Sacola Vazia
09/05/2022

Por que diabéticos não cicatrizam?

Sua dúvida é sobre por que diabéticos não cicatrizam? Neste conteúdo preparado pela Diabetes Farma, vamos te explicar tudo sobre o assunto. 

Antes de mais nada, é bom deixar claro que o aparecimento de feridas em pessoas com diabetes é comum, pois a insuficiência ou ausência total de insulina, que prejudica a elasticidade da pele, contribui para o surgimento de ferimentos.

Muitas pessoas chamam de feridas diabéticas e algumas podem ter complicações na hora da cicatrização, por isto todo cuidado é pouco e sempre é recomendado procurar seu médico de confiança quando estas situações acontecem.

Por que existe uma dificuldade na cicatrização?

Para quem deseja saber por que diabéticos não cicatrizam, é importante entender, também, por qual razão existe esta dificuldade na hora de cura da ferida.

Esta dificuldade na hora da cicatrização é causado pela alteração das funções dos leucócitos, pois a hiperglicemia constante e mal controlada altera a função dos leucócitos aumentando o risco de sangramento e prejudicando os processos inflamatórios e de cicatrização.

O que contribui para o surgimento de feridas?

Também é importante entender, para você que busca saber por que diabéticos não cicatrizam, que alguns pontos contribuem para que as feridas se desenvolvam, como por exemplo, a falta de sensibilidade, pois, em geral, os pacientes com diabetes sentem a perda de sensibilidade na pele, já que as altas taxas de glicose no sangue afetam os nervos do organismo. 

A demora no processo de cicatrização é um dos fatores que influenciam o agravamento dos ferimentos, complicando o estado de saúde do diabético. Nesses casos, o ideal é sempre procurar uma ajuda médica para que o tratamento mais adequado seja realizado rapidamente, de acordo com o caso de cada paciente. 

Outro ponto importante que contribui para que o diabético não cicatrize é o fato de que o aumento de açúcar no sangue altera a composição dos tecidos e células, ocasionando uma diminuição na função das células responsáveis pela reparação de tecidos e uma diminuição da proliferação celular. Por isso o controle glicêmico é tão importante.

Diferença entre os tipos de diabetes

Para entender sobre por que diabéticos não cicatrizam, também é interessante conhecer os tipos de diabetes. Afinal, entender qual diabetes você tem é importante. 

A diabetes tipo 1 e tipo 2 possuem diferenças e semelhanças, como percebido anteriormente. Enquanto o tipo 1, geralmente, é identificado na infância ou adolescência, a diabetes tipo 2 é vista mais vezes em adultos. Além disso, o primeiro tipo é considerado autoimune e o segundo, está ligado à vida sedentária e de maus hábitos alimentares. Já entre as semelhanças, ambas podem causar problemas futuros se não for devidamente controlada, dentre eles cegueira, insuficiência renal, doenças cardíacas, AVC e amputação de pés e pernas.