Minha sacola
Sacola Vazia
23/05/2022

Neuropatia Diabética: o que é, causas e tratamento

Quer entender o que é neuropatia diabética, o que a pode causar e se existe tratamento? Neste blogpost, a Diabetes Farma te explica tudo sobre este assunto. Por isso, fique com a gente até o final e não tenha mais dúvidas sobre neuropatia diabética

Esta complicação do diabetes afeta os nervos periféricos das extremidades, como as mãos e os pés, por exemplo. 

Quando encontra-se no estágio inicial, a neuropatia diabética pode não demonstrar sintomas, porém, enquanto evolui, a doença pode causar dor, falta de sensibilidade no local afetado, formigamento e falta de força.

O que pode causar neuropatia diabética?

Reforçando que a neuropatia diabética é uma complicação da diabetes e podem acometer, principalmente, aqueles pacientes que não utilizam o medicamento da forma recomendada pelo médico ou não controlam a dieta estipulada para evitar a elevação dos níveis de glicose. 

Então, quando se busca entender o que pode causar neuropatia diabética, a própria doença é a resposta, por isto, o paciente precisa se policiar em relação aos cuidados que o diabético deve ter, com alimentação, prática de atividade física e visitas regulares ao médico. 

Quais os sintomas de neuropatia diabética?

Como já explicamos, pacientes diabéticos que venham a desenvolver neuropatia diabética, podem sentir formigamentos, falta de sensibilidade e até mesmo dor na região afetada. No entanto, é importante reforçar que os sintomas podem variar, a depender da região do organismo do paciente que tem seus nervos afetados. 

Tipos de neuropatia diabética

Outro detalhe importante é distinguir a neuropatia periférica, proximal, autonômica e focal. No primeiro caso, como a condição tem costume de atingir mãos e pés, os pacientes podem sentir, também, cãibras, redução da capacidade de sensação no local,  perda do tato, fraqueza muscular, redução dos reflexos, do equilíbrio e da coordenação motora.

Já quando se fala na proximal, os locais mais afetados são os locais próximos do sistema nervoso central, como o cérebro e medula espinhal. Com isto, o paciente sente ser afetado os braços, coxas, nádegas e quadril. 

No caso da neuropatia diabética conhecida como autonômica, os órgãos e estruturas que fazem parte do sistema nervoso autônomo são afetados, provocando incontinência urinária ou dificuldade de urinar, diarreia ou prisão de ventre, dificuldade de engolir, dificuldade de digestão, sensação de coração acelerado mesmo quando se está parado, disfunção erétil, secura vaginal, entre outros.

Na neuropatia focal, explica-se que trata-se do estágio em que esta condição afeta apenas um dos nervos do organismo, podendo o mesmo ser isolado de um conjunto ou sistema. O paciente acometido deste tipo de neuropatia diabética pode sentir, por exemplo, dificuldades como falta de sensibilidade e dormência em pontos específicos das mãos e dos pés.