Minha sacola
Sacola Vazia
25/10/2022

Monitorização de glicose: como fazer e quais os erros comuns?

Fazer a monitorização da glicose é fundamental para o controle da diabetes, afinal se a doença é instável no corpo humano, as causas de uma série de complicações aumentam e muitos transtornos podem ser ocasionados na vida do paciente. 

Por isto, neste conteúdo, vamos falar sobre a monitorização da glicose e o maior aliado para se fazer esta verificação do índice glicêmico é o glicosímetro, aparelho pequeno, de fácil manuseio e que em poucos segundo indica ao paciente a taxa de açúcar no sangue. 

Como funciona o aparelho de monitorização da glicose?

É importante entender quando se fala em monitorização da glicose, que existem diversos modelos de aparelhos para se fazer esta medição disponível no mercado atualmente. No entanto, o funcionamento deste tipo de aparelho funciona de forma parecida, independente do modelo, sendo capaz de fazer a leitura através de uma gota de sangue extraída do dedo do paciente.

Para não fazer de forma errada, o paciente precisa de ajuda para aprender a lidar com o aparelho e pode ser através de auxílio do médico de confiança ou também de uma farmácia especializada em diabetes, como a Diabetes Farma

A orientação se faz importante para que o paciente saiba os horários e situações que se deve medir a glicose, além de entender sobre a definição das metas glicêmicas que são individualizadas e também é preciso ter em mente que se deve respeitar o estado de saúde, características fisiológicas e estilo de vida de cada paciente.

Como a monitorização da glicose deve ser feita?

Quem busca saber sobre a monitorização da glicose, precisa entender como ela deve ser feita. 

O médico especializado e que acompanha o paciente irá orientar e dar algumas orientações, como permanecer em jejum, ao acordar, para fazer a medição. A explicação para o jejum é que antes de se alimentar, a medição ajuda a comparar os índices da glicemia em relação aos alimentos escolhidos para a refeição e, após a refeição, há a interferência do alimento na taxa de açúcar do sangue. 

A medição também deve acontecer sempre que o paciente sentir algum sintoma diferente. Também pode ser recomendado fazer a monitorização da glicose antes e depois da prática de atividade física e, se durante a prática surgir algum sintoma de hiperglicemia ou hipoglicemia, a mesma deve ser interrompida imediatamente. 

Quais devem ser os dados do índice glicêmico?

Considerando um paciente adulto com diabetes, a glicemia normal em jejum não poderá ultrapassar os 100 mg/dl e a média da glicose antes da refeição deve ser entre 90 e 130 mg/dl.

Cerca de duas horas após o paciente fazer a monitorização da glicose, o ideal é que o valor máximo não seja superior a 140 mg/dl.

Alguns erros comuns durante a monitorização da glicose e como evitá-los

Muitos pacientes têm dúvidas quando o assunto é fazer a monitorização da glicose, por conta disso, alguns erros comuns acabam acontecendo na hora de fazer esta medição. 

Durante a limpeza das mãos para fazer o teste, o paciente não deve usar álcool para limpar o dedo e nem fazer o uso de hidratantes. O ideal é lavar as mãos com água e sabão com o único intuito de eliminar vestígios que podem se misturar com a amostra do sangue e, com isso, alterar o resultado.

Muitas pessoas, também no momento de fazer a monitorização da glicose acaba errando o local ou furando o dedo numa região mais dolorida. Opte pelas laterais que são regiões menos enervadas e durante os dias e momentos de fazer o teste, alterne os dedos, evitando sempre fazer a medição pelo mesmo local. 

Outra dúvida bastante comum é no uso das lancetas. O ideal é que elas sejam usadas apenas uma vez, mas se você precisar usar a mesma novamente, converse com o médico se isto é possível e se para o seu caso esta ideia pode ser pensada. 

Alguns aparelhos de fazer a monitorização da glicose permitem que o paciente regule a profundidade em que a lanceta penetre a pele. Importante considerar que quanto maior o número da gradação, mais será a profundidade da lanceta. 

Encontre uma farmácia para diabéticos em Ribeirão Preto

Encontrar uma farmácia especializada em diabetes em Ribeirão Preto é fundamental para o paciente ter consciência do que está adquirindo e ter informações dos produtos que utilizam, por profissionais qualificados. 

Neste caso, para quem busca entender sobre a monitorização da glicose, é importante contar com profissionais especializados e uma farmácia que tenha produtos específicos para este público. 

A qualidade dos produtos e do atendimento da Diabetes Farma auxilia na compreensão e andamento do cuidado com o diabetes.